24.3.09

Literatura e Cinema

Por Barbara Tavora

Os séculos XX e XXI são os séculos da imagem. Este é um dado cultural irrefutável. O cinema, depois a televisão e o vídeo, e, agora a informática, dominam o imaginário coletivo. A palavra e a escrita passaram a inter-agir com outros discursos: som-palavra-imagem fundem-se em novas noções de texto que começa a emergir com uma mudança em termos de paradigma cultural. 
O cinema como máquina de "criação de imagens" coloca novos desafios à nossa relação com o mundo e com o real, já que cada imagem é única e fornece uma nova experiência de mundo visível. O cinema não fala das coisas como na literatura, mas as mostra. 
Os novos paradigmas contemporâneos lançam, então, o desafio de fundarmos um verdadeiro diálogo interdisciplinar e transdisciplinar, sem quaisquer visões redutoras nem preconceitos inibidores da criatividade artística ou científica. 
Se uma cultura de raíz logocêntrica ganhou foros de universidade após a invenção da imprensa, o final do século XX e início do XXI parecem ser cada vez mais caracterizados, nesta linha de sentido, por uma cultura pós-literária.
_____

Nenhum comentário:

Postar um comentário