4.4.09

O Último Távora

Autor: José Norton
Editora Planeta

Quando os avós, os marqueses de Távora, subiram ao cadafalso de Belém, Pedro de Almeida Portugal era ainda um menino. Durante 18 longos anos ficou longe da família: o pai foi encarcerado no forte da Junqueira, a mãe e irmãs fechadas no lúgubre convento de Chelas. 
Na sombra, um homem poderoso velava pela educação daquele órfão do despotismo iluminado: Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro Marquês de Pombal, o carrasco que perseguira a sua família... Foi sob o signo de todas estas contradições que começou a vida do futuro 3º Marquês de Alorna. Prisioneiro também ele do nome Távora e da sua condição aristocrática, protagonizou há dois séculos os episódios políticos mais marcantes do seu tempo, nomeadamente a fuga da corte para o Brasil e as Invasões Francesas. 
Um enredo de intrigas, maldições e invejas, durante muito tempo escondido no emaranhado da História e agora revelado, levaram o marquês de Alorna e muitos outros companheiros a juntar-se aos franceses, combatendo na Europa, participando na 3ª Invasão e partilhando o terrível destino do exército de Napoleão na campanha da Rússia.
______

Nenhum comentário:

Postar um comentário