4.4.09

Contribuição à Genealogia e História dos Távora no Brasil

Autor: Maria José Távora

Poucas famílias mostraram o vigor e o enraizamento profundo que têm os dois principais troncos Távora em nosso País. Aqui chegados, primeiro no início e novamente ao fim do século XVIII, os Távora espalham-se hoje por quase todos os Estados da Federação, com densidade maior no Ceará, no Amapá, e na região Sul.

De ânimo peregrino e lutador, não houve desde então movimento político de envergadura que não tivesse na primeira linha um Távora, nem recanto do País em que vivessem e não deixassem a marca de sua influência civilizadora, como na Amazônia, ou religiosa, por força de seus dignatários eclesiásticos, ou literária, pelos incontáveis jornais que fundaram pelo interior, culminando com seu representante maior nas letras, o escritor Franklin Távora

Diante de uma questão tão vasta quanto seria dar conta de todos esses feitos, de biografar todas essas figuras, e de mostrar na ordem genealógica toda a extensão de suas linhagens, este livro não pode ser visto senão como uma pequena contribuição, insuficiente como espelho de grandeza que fosse um justo memorial aos Távora brasileiros. A intenção da Autora não foi outra que a de conservar o registro de algumas conexões e fatos básicos que, fossem esquecidos, maior se tomaria a complexidade do problema histórico para os genealogistas e historiadores no futuro (Texto da 4ª capa).

Além da primeira parte dedicada à Genealogia, há outra com as biografias tanto dos principais vultos da família que se tornaram figuras públicas, como também as daqueles que, em quase total anonimato, dedicaram-se a obras de grande expressão social. Entre as primeiras estão as do General Juarez Távora, do escritor Franklin Távora, a de Dom Carloto e a de Dom José Vicente Távora, e de outros membros proeminentes da família. Entre as demais biografias, estão as de médicos, como a do Dr. José Geraldo Távora, e de religiosas abnegadas, como a da Irmã Argemira Távora, que contribuíram não menos para engrandecer a real nobreza da família.
______

O Último Távora

Autor: José Norton
Editora Planeta

Quando os avós, os marqueses de Távora, subiram ao cadafalso de Belém, Pedro de Almeida Portugal era ainda um menino. Durante 18 longos anos ficou longe da família: o pai foi encarcerado no forte da Junqueira, a mãe e irmãs fechadas no lúgubre convento de Chelas. 
Na sombra, um homem poderoso velava pela educação daquele órfão do despotismo iluminado: Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro Marquês de Pombal, o carrasco que perseguira a sua família... Foi sob o signo de todas estas contradições que começou a vida do futuro 3º Marquês de Alorna. Prisioneiro também ele do nome Távora e da sua condição aristocrática, protagonizou há dois séculos os episódios políticos mais marcantes do seu tempo, nomeadamente a fuga da corte para o Brasil e as Invasões Francesas. 
Um enredo de intrigas, maldições e invejas, durante muito tempo escondido no emaranhado da História e agora revelado, levaram o marquês de Alorna e muitos outros companheiros a juntar-se aos franceses, combatendo na Europa, participando na 3ª Invasão e partilhando o terrível destino do exército de Napoleão na campanha da Rússia.
______